.

Dívida ou compromisso?

Para saber como sair das dívidas, você precisa entender o que é dívida.

Dívida pode ser definida como um atraso no pagamento de um compromisso pré estabelecido.

Quando você compra algo e assume pagar em diversas parcelas, isso não é dívida é compromisso.

Se uma pessoa assume um financiamento para pagar em 36 meses, ela assumiu um compromisso de pagamento, entretanto, se por algum motivo qualquer esta pessoa atrasa um dos pagamentos, este torna-se uma dívida com incidência de juros e talvez consequências mais graves.

O acumulo de compromissos não é bom para sua saúde financeira. Quanto mais compromissos um indivíduo assume, maior as chances de tornar-se endividado.

Por exemplo: Você decide comprar um apartamento e pagar um financiamento em 100 meses, alguns meses depois assume o compromisso de pagar o carro novo em 60 meses, depois quando passeava no shopping fica encantado com os móveis novos que pagará em 24 meses e as compras do mês serão realizadas no cartão de crédito em 6 vezes.

Você assumiu diversos compromissos e como está dentro de seu orçamento não há grandes consequências, porém, como não temos bola de cristal em um futuro não distante, você perde parte de sua renda e agora não consegue honrar os compromissos. Pronto, está endividado. Uma pequena bola de neve se forma, em alguns meses você foi engolido e não sabe como escapar...

Percebeu como assumir diversos compromissos não é bom.

Como lição de casa você deve rever seus compromissos financeiros. Salvo alguns casos onde o bem adquirido é alto ou há outros interesses implícitos, não devemos comprar nada financiado. Também devemos quitar os compromissos em aberto adiantando as parcelas (não esqueça de negociar o valor para retirar os juros das parcelas que serão adiantadas)

Lembre-se pagar à vista é sempre a melhor opção.

Nenhum comentário: