.

O que fazer com seu décimo terceiro?

Com o final de ano chegando a maioria das pessoas que conheço inicia uma busca frenética por produtos que desejaram o ano todo. O décimo terceiro em mãos gera uma sensação de poder aos consumidores, o impulso é maior que a razão e as compras não podem esperar.

Este pensamento pode te levar ao fundo do poço logo no primeiro mês de 2008. Dores de cabeça serão a sensação do início de ano quando IPVA, IPTU dentre outras contas começam a entupir a caixa de correio.

Antes de aniquilar seu décimo terceiro no shopping, vamos pensar um pouco.

Para quem tem dívidas, é o melhor momento para quitá-las ou pelo menos amenizá-las. Com dinheiro em mãos é hora de verificar quais dívidas cobram os maiores juros e partir para a negociação. Normalmente cartões de crédito e bancos são os que cobram juros mais elevados, a negociação é fundamental, pois estas instituições costumam baixar muito os juros quando o devedor resolve quitar seus débitos.

Se você não tem dívidas e também não tem dinheiro sobrando, o melhor é dividir seu décimo terceiro em três partes.

Com a primeira parte, compre os presentes e os preparativos para natal e ano novo afinal, não devemos nos privar totalmente dos momentos importantes da vida.

A segunda parte deve ser guardada para as despesas do início do ano. É importante ter dinheiro em caixa para não ser necessário parcelar IPVA, IPTU, etc, e iniciar o ano novo com mais dívidas.

Finalmente a terceira parte deve ser destinada a investimentos. Se você não possui conhecimentos neste ramo, não se preocupe, eu vou ajudá-lo em breve neste mesmo blog, de imediato posso indicar a caderneta de poupança ou algum fundo RF ou DI que possua taxa de administração baixa (entenda-se abaixo de 1%).

Agora a dica que dou para quem não está no vermelho e já comprou todos os presentes, não poderia ser outra... faça um investimento com seu décimo terceiro integral.

Ainda está em dúvida? Sabe qual é o melhor dia para começar a poupar? ONTEM.

Nenhum comentário: