Você já parou para pensar qual é seu gasto mensal?
A grande maioria das pessoas dirá que sim, entretanto, é muito comum que esqueçam dos pequenos gastos do dia-a-dia quando fazem as contas para comprar uma TV nova ou realizar outro desejo qualquer.
Considerar os pequenos gastos é um grande passo para não ficar endividado.
Sabe aquele sorvete que você comprou naquele dia ensolarado, lembra a nota de R$ 5,00 que dissolveu no bolso da sua calça após a lavagem, e aquela moeda que você perdeu quando foi à padaria, lembra também dos 5 centavos que a caixa do mercado disse que ficaria devendo, pois não tinha troco? Tudo isso deve entrar em seu orçamento mensal.
Ok, agora podem me bombardear. Muitos dirão que estou louco e 5 centavos não vai fazer falta, então eu pergunto: Você já tentou comprar um bilhete de ônibus com 5 centavos a menos? Conseguiu? Acho que não...
Para conseguir alcançar a independência financeira é muito importante ter um planejamento financeiro. Estes pequenos gastos devem fazer parte do seu planejamento.
É importantíssimo considerar um certo valor mensal para estes gastos em seu orçamento. A quantia pode variar, um bom exercício para saber com mais precisão é anotar todos estes pequenos gastos durante um mês em uma folha de papel que pode ser guardada na carteira. Ao final deste período some todos os gastos e comece a considerar esta quantia antes de tomar qualquer decisão de compra que possa comprometer os seus rendimentos por completo.
Quem é mais disciplinado pode anotar tudo na planilha de controle de gastos. Com um histórico completo de onde você gastou seu dinheiro ficará muito mais fácil de realizar seu planejamento a cada semestre.
Nenhum comentário:
Postar um comentário