.

Planejamento Financeiro – Fase 1

Você está interessado em realizar seu planejamento financeiro veja como iniciar:

FASE 1 - Conscientização da situação atual

Situação pessoal:
O seu futuro depende apenas dos seus atos no presente. Essa regra é verdadeira e você já deve saber que qualquer decisão financeira que tomamos terá consequência no futuro, seja amanhã ou daqui a dez anos.
Quando escrevi que devemos nos conscientizar da sua situação atual, me refiro a saber exatamente qual é sua condição financeira atualmente. Você está feliz desta forma? Mesmo que a resposta seja sim, você não acredita que possa melhorar?
Se você está realmente decidido a melhorar financeiramente de vida, MUDE SEUS HÁBITOS, sim é possível comprar um carro novo sem fazer dívida, é possível realizar seus objetivos sem estourar o cartão de crédito, o que você precisa é um PLANEJAMENTO FINANCEIRO.

Situação política:
Atualmente a economia global necessita do consumo para sobreviver. Como forma de aumentar o crescimento da economia diversos governos, inclusive o brasileiro, criaram linhas de crédito fácil para todos os cidadãos.
Este crédito fácil a longo prazo pode não ser um bom negócio, pois o endividamento da classe méida e baixa pode gerar uma grande crise de crédito com consequências drasticas para a economia. Tudo funciona de forma simples, quanto mais fácil o crédito, maior o risco de não receber o valor emprestado, por isso maior será os juros cobrados. Quanto maior os juros maior a chance da população não conseguir pagar a conta o que pode causar um endividamento geral.
CUIDADO COM O CRÉDITO FÁCIL, não caia nesta armadilha.

Aposentadoria:
Não é novidade que o sistema previdenciário está à beira da falência, ou seja, possui muito mais beneficiários do que contribuintes e essa situação tende a se agravar cada vez mais, muito em breve o governo não terá como pagar o benefício dos aposentados. Você está contando com isso? Tome cuidado.
Como a população está vivendo cada vez mais, não será novidade se o governo mudar as leis para extender o prazo de contribuição e adiar cada vez mais a aposentadoria. A lei poderá ser alterada a qualquer momento e pode ter certeza que não a favor do trabalhador.
Resumindo: não conte com a aposentadoria do sistema previdenciário, inclua em seu planejamento financeiro os meios para fazer sua própria aposentadoria.

Nenhum comentário: