O IR (Imposto de Renda) é o principal tributo brasileiro. É cobrado sobre os rendimentos de pessoas físicas e possui isenções e aliquotas definidas pela receita federal.
Os trabalhadores assalariados que possuem carteira assinada têm o IR retido na fonte, ou seja, a empresa desconta o tributo e recolhe ao fisco, entretanto, como a empresa não considera as deduções previstas em lei como número de dependentes e despesas diversas, é possível restituir o que foi cobrado indevidamente na declaração anual. Caso o contribuinte possua outros rendimentos como investimentos, aluguéis, etc, é bem provável que seja necessário pagar à Receita Federal o imposto devido.
Abaixo apresento a tabela com a base de cálculo mensal do IR 2008.
Outras alíquotas do IR:
Rendimentos de Capital:
Fundos de longo prazo e aplicações de renda fixa, em geral:
- 22,5% para aplicações com prazo de até 180 dias;
- 20,0% para aplicações com prazo de 181 até 360 dias;
- 17,5% para aplicações com prazo de 361 até 720 dias;
- 15,0% para aplicações com prazo acima de 720 dias;
Fundos de curto prazo:
- 22,5% para aplicações com prazo de até 180 dias;
- 20,0% para aplicações com prazo acima de 180 dias;
Fundos de ações:
- 15%;
Aplicações em renda variável:
- 0,005%;
Remessas ao Exterior:
25% (rendimentos do trabalho, com ou sem vínculo empregatício, aposentadoria, pensão por morte ou invalidez e os da prestação de serviços, pagos, creditados, entregues, empregados ou remetidos a não-residentes) e 15% (demais rendimentos de fontes situadas no Brasil);
Outros Rendimentos:
30% (prêmios e sorteios em dinheiro), 20% (prêmios e sorteios sob a forma de bens e serviços), 1,5% (serviços de propaganda) e 1,5% (remuneração de serviços profissionais).
fonte: Site da Receita Federal
Nenhum comentário:
Postar um comentário