.

Momento turbulento nas bolsas mundiais

Desde Novembro do ano passado, quando os bancos americanos começaram a divulgar os enormes prejuízos de suas aplicações no setor imobiliário, as bolsas do mundo todo estão muito voláteis.

O mercado ficou sem rumo definido e tornou-se comum dias como o de ontem e hoje. Um dia a bolsa cai 3% e no outro sobe 3%. Esta indefinição é ruim para quem aplica em bolsa por conta própria, pois o excesso de incertezas atrapalha quando é o nosso dinheiro que está em jogo.

Muitos analistas estão comentando que o valor das ações brasileiras está baixo e esta é a hora de comprar. Sem dúvida esta visão diluída em um período de dez anos torna a instabilidade atual apenas em um ruído pequeno e passageiro, entretanto, o primeiro passo antes de sair comprando ações a rodo é definir o seu prazo operacional.

Como sou adepto da análise técnica, ou seja, análise do mercado através de gráficos, posso separar prazos operacionais em quatro tipos:


1 - Day trade - operação que dura menos de um dia, até mesmo alguns minutos.
2 - Swing trade - operação de 3 a 10 dias;
3 - Position trade - operação de algumas semanas ou meses
4 - Acumulação - também chamado de investimento, sempre que há uma baixa no mercado um investidor compra ações para sua carteira de acumulação, ou seja, não venderá durante vários anos e talvez nunca.

Em qual prazo operacional você se encaixa? Devo ressaltar que operações rápidas são para profissionais do mercado, não se empolgue, estude muito e bons trades.

Se você quiser saber mais sobre análise técnica e bolsa de valores eu recomendo o livro:

Como se transformar em um operador e investidor de sucesso do autor Alexander Elder.

Este é um ótimo livro para quem pretende iniciar no mercado de ações.

Nenhum comentário: