.

É difícil poupar?

poupar ou não poupar?
Agora à tarde no Jornal Hoje, assisti uma reportagem onde dizia que apenas 30% dos brasileiros fazem algum tipo de poupança.

Em um país onde aproximadamente 10% da população é dona de 75% de toda da riqueza gerada, posso dizer que esse número de poupadores me surpreendeu.

Na mesma reportagem, um jovem de 23 anos que ganha R$ 2000, disse que paga a faculdade e comprou à vista uma casa de 40 mil reias. Realmente estes números são impressionantes e mostram que apesar de muita gente dizer que é impossível poupar uma pequena quantia por mês, há muitos outros que mostram o contrário.

Poupar é um hábito que exige disciplina e para alguns este hábito é impossível. Conheço pessoas que quando tinham uma renda mensal de mil reais, apesar que não conseguirem poupar, viviam tranquilamente e sem dívidas. Agora estas mesmas pessoas que já ganham 5 ou 6 vezes mais do que antes, continuam sem uma poupança e até mesmo contraíram dívidas.

Mas como isso é possível?

A explicação mais simples vem do padrão de vida de cada pessoa. Sem o hábito de poupar, quando recebem um dinheiro extra, a maior parte da população logo encontra um destino para este novo recurso. TV a cabo, internet de alta velocidade, celular novo, cabeleireiro uma vez por semana, prestação do carro novo, etc. São vários os meios de subir o padrão de vida e consequentemente o custo para mante-lo. O mais interessante é que a maioria não percebe para onde vai o dinheiro recebido no aumento de salário do mês anterior.

Atualmente o Brasil vive um momento econômico surpreendente mesmo com grande parte dos países de primeiro mundo em crise. Devo lembrar que a economia é cíclica e sempre haverá altos e baixos. Fatalmente a Brasil será afetado por uma crise em breve e são nestas horas que a poupança faz a diferença. Quem consegue guardar suas economias nas "vacas gordas", são os mesmos que não vão sofrer dificuldades nas "vacas magras".

E você, quanto consegue poupar por mês?



Nenhum comentário: