.

Divisão de Classes Sociais no Brasil



Você sabe a que classe pertence? Classe A, B, C, classe média, etc...

No site Olhar 360º encontrei uma pesquisa realizada pela ABEP – (Associação Brasileira das Empresas de Pesquisa) que difiniu as novas classes sociais brasileiras para 2008.


Esta pesquisa é utilizada pelos profissionais de marketing para definir públicos-alvo de certas campanhas publicitárias.

Certo, após os devidos créditos, vamos à divisão atual. Criei uma tabela para melhor visualização dos dados:



Na pesquisa realizada pela ABEP, foi considerado tanto renda familiar quanto posse de bens. Automóveis, aparelhos de TV em cores, rádios, banheiros, empregadas domésticas, máquinas de lavar roupa, geladeira e freezer, vídeo cassete ou DVD e nível de instrução do chefe da família fazem parte dos itens pesquisados e pontuados. As novas classes foram definidas somando os pontos obtidos em todos os itens.




5 comentários:

Anônimo disse...

Olá, encontrei o seu blog por acaso, pesquisando a divisão de classes no Brasil. Você postou a renda média de cada classe e eu fiquei curioso para saber se você teria também informação a respeito da variabilidade desses dados. O meu interesse é fazer um estudo de simulação.

Anônimo disse...

Olá, assim como a pessoa acima também achei seu blog procurando por divisões de classe social e gostaria de saber se vc poderia disponibilizar um link direto para esta pesquisa da abep pq eu já virei o site de cabeça pra baixo e não consgui achar as informaçoes que eu quero. Talvez eu simplesmente nao saiba onde ou com que nome procurar, mas se vc puder me fazer favor, agradeço!
Estou deixando o link para meu flog caso você me responda.
Obrigada.

Anônimo disse...

Olá. Gostei muito da sua coerência com a pesquisa. Realmente vc soube delimetar de forma consciente as classes sociais com suas respectivas rendas em diferenciais bastante objetivos e dentro da realidade de ganhos e renda. Soube dividir bem as posições. Parabéns!!!

Anônimo disse...

Oi,eu estava fazendo uma pesquisa e o seu blog foi o mais coerente que eu consegui achar.Obrigado!

Unknown disse...

muito interessante esta planilha de apresentação de classes sociais.
gostei, são dados importantes para quem trabalha com publicos e ação social.