.

Planilha de Controle Financeiro

Para conhecer sua situação financeira, nada melhor do que anotar o caminho percorrido pelo seu dinheiro.

É muito comum encontrar pessoas que gastam tudo o que receberam em poucos dias e depois se perguntam para onde foi tanto dinheiro.

A sensação do dinheiro escorregar por entre os dedos pode ser contida quando adotamos um sistema de fluxo de caixa, ou seja, anotar todo o dinheiro que entra e o que sai.

Estas anotações, quando utilizadas corretamente, podem ser uma poderosa ferramenta que nos ajudará a controlar de forma eficiente todo o dinheiro que passar por nossas mãos. Quanto mais detalhes houver nas anotações, maior a possibilidade de redução nos gastos. O ideal é fazer a cada semestre uma avaliação de todas as despesas e comparar com as metas estipuladas.

No início poderá parecer muito chato anotar cada centavo gasto, mas o controle só será completo se você souber para onde foi levado seu suado dinheiro. Após alguns meses de utilização deste método, será possível verificar áreas onde houve gastos desnecessários e uma ação imediata faz-se necessária.

Abaixo segue o modelo de uma planilha de controle financeiro para download. Nesta planilha deve ser anotado todas as receitas (ganhos) e despesas (gastos). Voltarei a falar desta planilha mais adiante, por enquanto, aproveite que o ano está apenas iniciando e mãos à obra.

Faça o download da planilha.



Planilha controle gastos

2 comentários:

Marcos Sanchez disse...

Eu uso o www.controlefinanceiro.com é on-line e gratuito.

Marcos Sanchez

Anônimo disse...

Olá,

tenho usado o Manubia.com.br para controle financeiro pessoal. É online, é gratuito, tem diversos gráficos com comparações dos meus gastos ao longo dos meses. Bem interessante.
Abcs
Erik