.

Planejamento Financeiro – Fase 2

Agora presento mais um capítulo da série Planejamento Financeiro.
Clique nos links abaixo para ver os posts anteriores.



FASE 2 - Definindo seus Objetivos

Antes de aprendermos sobre objetivos faço a seguinte pergunta: Qual a diferença entre sonho e objetivo?

Para muitos essas palavras significam a mesma coisa, entretanto, particularmente não gosto de confundir meus sonhos com meus objetivos.

Prefiro definir sonho como algo que dependa exclusivamente da sorte ou que ainda não tenha entrado em meu planejamento, ou seja, é só um forte desejo remoto, já um objetivo é algo que possui um planejamento com metas e prazos estipulados, desta forma posso construir o caminho que me levará até meu pote de ouro.

Seus sonhos podem ser transformados em objetivos e isso depende apenas de uma pessoa, você! Você é o único que pode transformar um sonho que não dependa da sorte em um objetivo concreto, para isso precisa apenas de um bom planejamento.

Fazer planejamento dos seus objetivos é fundamental para seu sucesso. Tentar conseguir algo sem um planejamento é o mesmo que procurar um tesouro sozinho no meio do deserto com os olhos tapados sem ajuda de mapa ou bússola.

Podemos definir objetivos de curto, médio e longo prazo como os exemplos abaixo:

Curto prazo (até 1 ano):
Terminar a faculdade
Procurar um emprego
Comprar um aparelho de som
Quitar as dívidas

Médio prazo (até 5 anos):
Conquistar um cargo de gerência
Comprar um carro novo
Trocar os móveis da casa
Estudar o mercado de ações para investir
Montar o próprio negócio

Longo prazo (acima de 5 anos):
Comprar uma casa nova
Conquistar a independência financeira
Aposentar com um salário X por mês

A definição de curto, médio longo prazo é apenas para tomar como base, não correspondendo exatamente a cada período. Estes são apenas alguns objetivos possíveis e cada um deve definir os seus, o que não podemos é deixar o planejamento para depois e vivermos eternamente sonhando com o que desejamos.

O planejamento financeiro é o guia que mostrará o caminho para você encontrar o tesouro perdido que tanto deseja.

A cada objetivo alcançado, presenteie-se, comemore aquilo que você planejou e conseguiu, isso será uma motivação extra para atingir os próximos objetivos.

Você sabe quais são seus objetivos? Sabe como alcançá-los?

Como exercício, proponho listar quais são seus sonhos e quais são seus objetivos. Este é o início de um planejamento para que seus objetivos sejam alcançados.

Nenhum comentário: