.

Planejamento Financeiro - Fase 3 - Parte 2


Este post seguirá com mais um capítulo da série Planejamento Financeiro.


Clique nos links abaixo para ver os posts anteriores.


Planejamento Financeiro – o início

Conscientização da situação atual – Fase 1
Definindo seus objetivos – Fase 2
Conhecendo seus rendimentos - Fase 3 – Parte 1


FASE 3 – Parte 2 – Conhecendo seus gastos

É comum escutarmos pessoas dizendo que não sabem para onde foi o dinheiro ganho no mês, que o dinheiro acaba antes do dia 15 e outras frases do tipo.

Se você costuma pensar ou dizer frases como estas, certamente você está com problemas financeiros.

O princípio básico para quem quer liquidar as dívidas e alcançar a independência financeira é conhecer muito bem o seu fluxo de caixa, ou seja, saber exatamente quais são e de onde vem os seus rendimentos assim como para onde vai o seu dinheiro.

Na primeira parte deste artigo “Conhecendo seus rendimentos - Fase 3 – Parte 1“, mostrei alguns exemplos de como conhecer seus rendimentos, agora os gastos serão o destaque.


Podemos dividir as despesas em 3 grupos:

- Despesas fixas: São aquelas acumuladas durante os anos que não podem ser eliminadas facilmente. Muitas vezes dependem de contratos firmados ou obrigações legais. Como exemplo temos: aluguel, prestação do imóvel, condomínio, prestação/seguro do automóvel, impostos, seguros, colégio dos filhos, pensão, plano de aposentadoria, etc.

- Despesas variáveis: são aquelas que dependem do consumo e podem variar dependendo da necessidade. Exemplo: alimentação, telefone celular e fixo, contas luz, água e gás, combustível, transporte, etc.

- Despesas arbitrárias: são aquelas que podem ser totalmente cortadas dependendo apenas da opção da família. Como exemplo podemos citar: viagens, cinema, boate, shows, manicure, restaurantes, etc.

No caso de uma pessoa endividada seria muito fácil saber onde cortar as despesas, entretanto, sem um acompanhamento de onde é gasto o dinheiro fica quase impossível saber por onde começar.

Esta é sem dúvida a fase mais importante do planejamento financeiro, é a hora de iniciar o controle sobre seus gastos. A forma mais eficiente de obter este controle é anotando todo, seja em um papel, uma planilha ou um programa gerenciador de orçamento.

Muitos vão dizer que é impossível, outros vão largar as anotações antes do término do primeiro mês, más somente os poucos que conseguirem adotar esta prática poderão dar sequência com sucesso aos passos seguintes do planejamento financeiro.

Sempre me perguntam que tipos de despesas devemos anotar e a resposta é TODAS. Se devemos anotar as despesas para saber onde nosso dinheiro foi gasto, isso quer dizer que as despesas fixas, as variáveis e também as arbitrárias devem ser consideradas.

Veja o post “Pequenos gastos do dia-a-dia” para auxiliar nesta tarefa.

Como exercício proponho que você faça uma previsão dos gastos para o próximo mês, pegue uma folha de papel e anote uma a uma todas as suas despesas. Após anotar tudo, guarde este papel. No início do primeiro dia do próximo mês comece a anotar cada gasto real que ocorrer, desde a maior prestação que possuir como um aluguel até aquelas moedas que você deixou de gorjeta.

No fim do mês compare as anotações e veja se você conseguiu prever todos os gastos que ocorreram.

O hábito de manter seus gastos reais sob controle fará toda a diferença no momento de decidir onde cortar as despesas para mudar sua situação atual.

Como sugestão, faça o download da planilha de controle de gastos e comece a anotar seu fluxo de caixa. Na próxima parte desta série, vamos começar a trabalhar com todas as suas anotações de receitas e despesas. Será que você tem disciplina suficiente para anotar e controlar seus gastos?

Um comentário:

Patrícia Nunes disse...

Olá.

Conheci hoje o seu blog e adorei!
Trabalho com famílias carenciadas e tento sempre ajuda-las a ter um bom planeamento financeiro. Não seria possível continuar a postar as restantes fases? Obrigado

Parabéns pelo trabalho!