.

Planejamento Financeiro - Fase 4


Este post seguirá com mais um capítulo da série Planejamento Financeiro.


Clique nos links abaixo para ver os posts anteriores.



Planejamento Financeiro – o início
Conscientização da situação atual – Fase 1
Definindo seus objetivos – Fase 2
Conhecendo seus rendimentos - Fase 3 – Parte 1
Conhecendo seus gastos - Fase 3 – Parte 2

FASE 4 – Analisando sua situação financeira

Depois de conhecer seus rendimentos e seus gastos, chegou a hora de analisar sua real situação financeira. Você já sabe exatamente quanto ganha e quanto gasta? Se você demorou mais de 1 segundo para responder esta pergunta, talvez seja bom você revisar os artigos anteriores desta série.

Eu costumo dizer: “Diga-me para onde vai seu dinheiro e eu lhe direi quem serás”. Uma conversa de apenas 30 minutos com uma pessoa já é suficiente para saber como ela viverá nos próximos anos e até mesmo pelo resto da vida.

Um mês após o início da utilização da
planilha sugerida anteriormente, já é possível fazer a primeira analise da sua situação financeira. Ao final do primeiro mês que iniciamos as anotações dos nossos gastos, é muito comum termos uma grande surpresa, e na maioria das vezes é uma surpresa negativa.

Seu orçamento é superavitário ou deficitário?

Superávit é o termo utilizado quando há um resultado positivo após um determinado período de ganhos e gastos. Isto é essencial para que nossa situação financeira seja confortável.

Se sobrou dinheiro após acompanhar seus gastos durante o primeiro mês, você está no caminho certo, entretanto, alguns meses os gastos são maiores como Janeiro (IPTU, IPVA, material escolar, matrículas, etc) seria prudente realizar um acompanhamento mais longo para saber se o resultado é consistente.
Nos próximos artigos vou comentar o que devemos fazer com o dinheiro que sobra no final do mês.

O déficit é exatamente o contrário, ou seja, quando os gastos são maiores do que os ganhos. Este é o primeiro sinal de que a situação financeira está mal e caminhando para um possível desastre.

Se você se enquadra no segundo caso, o sinal de alerta está ligado. Como o dinheiro acaba antes do mês, provavelmente você deve estar com algumas dívidas e isso é péssimo para sua saúde mental e financeira. Nossas escolas não ensinam como lidar com dinheiro e infelizmente muitas pessoas vivem perigosamente sem ao menos saber disso.

O acompanhamento de tudo o que você gastou nos últimos meses é a prova escrita da sua atual situação. Nos próximos post vou focar como é possível sair do vermelho e iniciar o caminho para a estabilidade financeira.

Nenhum comentário: